quarta-feira, 20 de junho de 2012

Prefeito anula oficialmente concurso público


O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, anulou oficialmente ontem, terça-feira, 19, o concurso público nº 01/2012, para preenchimento de aproximadamente 2.000 cargos na Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
De acordo com o decreto 4987/2012, as razões que levaram o prefeito a tomar a decisão se referem, segundo o decreto, à comprovação de ato irregular imputável à empresa contratada para a realização do concurso, a S&R Concursos e Pesquisas Ltda, consistente no recolhimento de taxas de inscrição em conta bancária diversa daquela informada pela municipalidade, contrariando preceito constante da Cláusula Segunda do Contrato de Prestação de Serviços nº 62/2912.
Além deste fato, a prefeitura detectou inúmeras falhas no texto do edital e que, embora corrigidas,  seriam capazes de comprometer a credibilidade do certame.
Ainda de acordo com o edital, outro motivo, talvez o principal,  levado em consideração pelo prefeito foi a recomendação expedida pelo Ministério Público, no sentido de que a empresa vencedora da licitação seria inidônea e que o concurso poderia vir a ser anulado caso fossem comprovadas fraudes. Diante de tal possibilidade, o prefeito achou por bem suspender a realização.
Dinheiro da inscrição será devolvido
Segundo o decreto, o prefeito determinou que o dinheiro das inscrições será devolvido aos candidatos em local e maneira a ser informada pela prefeitura dentro do prazo máximo de 48 horas. 
A estudante  Janaina Jesus da Silva, moradora do Baianão, a suspensão do concurso público ainda foi a decisão mais sensata tomada pelo prefeito. “Eu fico triste em saber que o concurso foi anulado, porque tinha muita esperança de passar e de trabalhar na prefeitura. Mas penso que o prefeito fez o certo, ainda mais depois das denúncias feitas pelo Fantástico no último domingo. Todos sabem como se deu o último concurso da prefeitura e isso é uma coisa que não podemos mais aceitar em nossa cidade. Melhor ser suspenso do que nós sermos passados para trás”, firma.
Já o lanterneiro Wellington Almeida França, morador do Campinho, discorda de Janaina: “Se era para suspender, antes não tivessem anunciado o concurso. Não é nem tanto o problema do dinheiro, pois é claro que a prefeitura irá devolver, mas o aborrecimento e a perda de tempo para receber o dinheiro. Espero que devolvam meu dinheiro logo. Mas, por outro lado, a gente sabe que tudo isso é coisa da política, por causa das eleições e aí alguns políticos quiseram criar suspeita em cima do prefeito Abade. Apesar do meu descontentamento com o concurso,  ainda prefiro este prefeito do que aquelas coisas ruins que já passaram pela prefeitura. Não gosto nem de me lembrar dos últimos prefeitos”, disse Wellington à nossa reportagem.
Prefeito garante que agiu com lisura
Por sua vez o prefeito Abade garante que agiu com lisura no processo. “Minha intenção inicial era apenas cumprir a determinação do Ministério Público Federal no sentido de acabar com os contratados e realizar o concurso público, oferecendo  mais  emprego e renda às famílias de Porto Seguro,  ao fazer o concurso e  efetivar os concursados. Infelizmente, mais uma vez, os inimigos de Porto Seguro  tentaram atribuir um cunho político ao concurso, o que, aliás,  nunca passou pela minha cabeça. Assim sendo, para que não fique nenhuma dúvida ou suspeita, decidi por bem  acatar a orientação do Ministério Público e suspender  definitivamente a realização das provas neste ano, sobretudo após tomar conhecimento de algumas acusações contra a empresa S&R Concursos e Pesquisas, uma vez que zelamos pela total transparência em minha administração. Porém, quero aproveitar a oportunidade para informar que todas as pessoas que realizaram suas inscrições terão o seu dinheiro ressarcido, ninguém ficará no prejuízo. Vou esperar passar o período eleitoral e pretendo realizar o concurso logo no início do próximo ano, assim que for reeleito” garantiu o prefeito Abade.



Créditos: Tudo na Bahia

0 comentários:

Postar um comentário