domingo, 17 de junho de 2012

IBGE terá agência piloto em Porto Seguro

Um projeto piloto estará sendo implantado em Porto Seguro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que disponibilizará para a população uma minibiblioteca para divulgação e disseminação de informações sobre a cidade e região. De acordo com o chefe do IBGE no município, Heber Henrique, esse formato de escritório não existe em nenhum outro município do Brasil.
Apesar de ainda não ter sido inaugurado, o instituto já está em pleno funcionamento, na rua Saldanha Marinho, próximo ao restaurante Portinha, onde estão sendo disponibilizadas informações que o usuário não encontrará no site o IBGE. Entre esses dados estão características de arborização, proximidade de bueiros, lixo, iluminação pública, calçadas, esgotos a céu aberto, pavimentação, meio fio e rampas.
Como destaca o chefe do escritório, Belmonte surpreende pelos dados estruturais, superiores a municípios com maior população e mais disponibilidade de recursos. “Eu credito esse fato ao histórico do município, que devido à grande produção de cacau, era uma cidade bem cuidada, onde circulava muito dinheiro”, observa. Entre essas características estão o baixo acúmulo de lixo nas ruas e a existência de calçadas e iluminação pública em grande parte da cidade.
Já Porto Seguro aparece com os maiores índices de acúmulo de lixo no entorno das residências. Esses dados aparecem pela primeira vez no Censo do IBGE, o que não permite uma comparação com anos anteriores, para avaliar a evolução dos quadros. De acordo com Heber Henrique, esses dados relativos aos municípios poderão contribuir muito para o planejamento de políticas públicas que tragam mais benefícios para a população.






Fonte: Jornal do Sol







0 comentários:

Postar um comentário