terça-feira, 24 de abril de 2012

VII Jogos Indígenas Pataxó reforçam laços culturais


O VII Jogos Indígenas Pataxó da Costa do Descobrimento foram realizados em Porto Seguro, entre os dias 20 e 23 de abril, na Arena Boca da Barra, na Orla Norte. O evento reuniu atletas, anciãos e lideranças da etnia, de diversas aldeias da região, num clima de união e de valorização da sua cultura, com destaque para a importância do seu papel na formação da nação brasileira. Os principais organizadores e coordenadores deste evento, Soraia Perello, Juari Pataxó e Luzia Pataxó, da Superintendência Indígena e ligados a Secretaria de Governo e Comunicação do município, sentiam-se orgulhosos e realizados.
Na abertura, os atletas conduziram a tocha que simboliza o fogo sagrado dessa tradição, saindo da Cidade Histórica até a pira instalada no local das provas. Chegando lá, a argila foi passada no corpo dos competidores pelos anciãos, o que, segundo a tradição, era utilizado para camuflar os guerreiros pataxós quando iam caçar nas matas e também para protegê-los dos maus espíritos. 
Participaram da cerimônia de acendimento da pira os índios das aldeias Velha, Juerana, Guaxuma, Barra Velha, Imbiriba, Arueira, Boca da Mata e Reserva da Jaqueira.
Existem no município de Porto Seguro 17 aldeias indígenas, abrigando aproximadamente 10.000 indivíduos.
Apoio
Os Jogos Indígenas são apoiados pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Petrobras, Veracel Celulose, Governo da Bahia, Instituto Tribos Jovens e Gráfica Portocard. O Governo do Estado enviou representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes); Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-Sudesb), Turismo – Bahiatursa e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDH).
A secretaria de Saúde de Porto Seguro instalou um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, distribuindo preservativos e informações sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de disponibilizar equipe com enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Homenagens
Durante o evento, foram homenageados o ex-secretário municipal de Esportes e Lazer Oberdam Costa e a ex-coordenadora de Alimentação da Secretária Municipal de Educação Perolina (Peró), falecidos no ano passado. 
Estiveram presentes o prefeito Gilberto Abade, secretários municipais, os vereadores Marcos Rodrigues e Enildo da Gama; o analista técnico da Sudesb Ney Santos, representando o diretor Raimundo Nonato, conhecido como Bobô; o diretor e a coordenadora de Relações Institucionais da Veracel Celulose, Pedro Cardoso e Eunice Brito; a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Sonja Mara Mota, o cacique Urubaiá , entre outros.
O diretor de Relações Institucionais da Veracel, Pedro Cardoso,  afirmou que a participação da empresa no evento consiste num grande privilégio, uma vez que os Jogos traduzem a diversidade cultural na terra que é o berço do Descobrimento do Brasil. “As portas da Veracel estão abertas a todos os eventos que reforçam os laços culturais, raciais e demais que nos unem”, disse.
A representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Sonja Mara Mota, afirmou que iniciativas dessa natureza são imprescindíveis para manter viva a memória de um povo que foi relegado ao esquecimento durante mais de 500 anos, salientando que os índios são parte importante da história, cultura e demografia nacional.
O cacique Urubaiá, falando em nome de todos os caciques da comunidade pataxó do Extremo Sul, declarou que é motivo de alegria a oportunidade para divulgar as tradições dos povos indígenas, agradecendo à prefeitura, Veracel e demais parceiros. 
Valorização do índio
O prefeito Gilberto Abade enfatizou que durante 505 anos os índios da Costa do Descobrimento foram esquecidos, num país onde os verdadeiros donos da terra foram excluídos, discriminados e exterminados. “Quando a nação pataxó se apresenta como resistente é porque de fato o é. O índio em Porto Seguro é razão de orgulho para o nosso governo, cujo símbolo é um cocar, mostrando ao Brasil e ao mundo a importância para nós do povo pataxó”, salientando que os índios sofrem com os problemas provocados pelo crescimento das cidades, entre eles a violência e o tráfico de drogas. “Quantos índios já perderam a vida dessa maneira?”, parabenizando aos homens e mulheres da etnia por conservarem a sua cultura.
Os Jogos Indígenas têm as seguintes modalidades: arremesso de lança, arco e flecha, corrida de maracá, cabo de guerra, futebol feminino, natação e corrida rústica. Também serão realizados a prova de Conhecimento Cultural e o Desfile da Cultura Viva Pataxó. (Secretaria de Governo e Comunicação )

0 comentários:

Postar um comentário