terça-feira, 24 de abril de 2012

Termo de Amizade sela aproximação com Portugal

Por: Radar64
Foto: Divulgação
Sessão comemora aniversário do Brasil, com homenagens e assinatura de acordo com cidade de Lagos


PORTO SEGURO - Uma noite de homenagens e a assinatura de um Termo de Compromisso de Amizade e Apoio com a cidade de Lagos (Portugal) marcaram a sessão solene da Câmara Municipal, de 21 de abril, como parte das comemorações do Aniversário do Brasil.

Durante a solenidade, os vereadores e o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, entregaram moções de Congratulações e Aplausos ao vice-almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, comandante do 2º Distrito Naval e ao general de Divisão, Marco Edson Gonçalves Dias, comandante da 6ª Região Militar.

O Termo de Compromisso de Amizade e Apoio foi firmado entre o município de Porto Seguro, através do prefeito Abade, a cidade de Lagos, pelo vereador Júlio José Monteiro, representando o prefeito de Lagos e o Memorial da Epopéia do Descobrimento, representado pelo seu diretor, Wilson Cruz.

O convênio prevê, entre outras metas, laços de cooperação e amizade entre as duas cidades, incluindo intercâmbios de projetos culturais, turísticos e econômicos; promoção de intercâmbio de propostas didáticas e educacionais; busca do conhecimento da história de ambas e a permuta de materiais promocionais e de divulgação.

O diretor do Memorial, Wilson Cruz, destacou que a assinatura do acordo sela 10 anos de uma batalha, que terminou vitoriosa, graças ao apoio do prefeito Abade e da secretária de Educação, Dilza Reis. 
Foto: Divulgação
Prefeito de Porto Seguro assina o termo de amizade que sela amizade com Portugal
O empresário salientou a coragem dos navegadores portugueses, que se lançaram nos oceanos, “numa época em que o mundo era quadrado e o mar era cheio de dragões”, fazendo referência aos mitos e medos que dominavam a era das navegações. Segundo ele, “o Memorial do Descobrimento não é um museu, mas uma proposta para resgatar e salvaguardar a memória desses bravos navegadores”.

Brinde ao futuro

Ao comemorar 112 da chegada dos portugueses ao Brasil, o representante da cidade de Lagos, Paulo Tovar, propôs um brinde ao futuro. “Nesses tempos de reencontro, a causa de Portugal é o Brasil e a causa do Brasil é Portugal”, declarou. Ele elogiou o empenho do empresário Wilson Cruz e agradeceu a secretária Dilza Reis, “que pelo interesse histórico e cultural, muito contribuiu para estreitar o relacionamento entre os dois municípios”.

Segundo ele, esse passo dado através da assinatura do acordo, “irá estreitar nossas relações para além dos limites territoriais”. O vereador entregou lembranças ao presidente da Câmara, Erivaldo Santos e ao prefeito Abade, que retribuiu com um cocar e um colar indígena.

Outro homenageado da noite, o vice-almirante Carlos Autran, que está deixando o comando do 2º Distrito Naval, é o responsável pela elevação da agência da Capitania dos Portos de Porto Seguro à condição de delegacia. Ele relembrou a história da atuação da Marinha em Porto Seguro e informou que a nova Delegacia deverá estar funcionando em cerca de três meses, aumentando o efetivo e o número de empregos no setor aquaviário. “Essa delegacia será importante não apenas para ampliar a fiscalização, mas especialmente para dar ao homem mais capacidade de desenvolver suas atividades com segurança para a tripulação e os passageiros”, enfatizou.

Ao receber sua moção de Congratulações e Aplausos, o general de Divisão, Marco Gonçalves Dias, afirmou que “é muito dignificante receber uma homenagem dessas aqui, onde começou a nossa história”. Segundo ele, essa moção vem junto com o sonho de fundar em Porto Seguro um Tiro de Guerra. “Eu prefiro chamar de Escola de Civismo”, afirmou, propondo a criação de um grupo de trabalho para tornar esse sonho realidade. “Meu coração é e sempre será brasileiro. Aqui começou o Brasil e essa história nós devemos preservar”.

Mostrando a cara

Falando em nome dos demais vereadores, Paulo Onish (Paulinho Tôa Tôa) afirmou que uma solenidade como essa “vem de fato comemorar o aniversário do Brasil, mudando a idéia de descobrimento, para nascimento de um país”. Ele lembrou que Porto Seguro é o berço do Brasil e Lagos, o berço da Europa. Segundo ele, os homenageados são pessoas que vieram para somar.

“A partir de hoje eles não são filhos só de Porto Seguro. Eles são filhos do Brasil, porque essa terra é a mãe do nosso país”, salientou. Paulinho constatou que a atividade econômica em Porto Seguro foi direcionada para o turismo de praia e festa. “Falta mostrar a nossa história e a nossa cara para o Brasil. Espero que o nosso sonho, de transformar o 22 de abril como o dia do nascimento do Brasil esteja começando a ser realizado”, concluiu.

Segundo o prefeito Abade, através das comemorações do 22 de abril, sua gestão está resgatando valores que haviam sido esquecidos em Porto Seguro. O prefeito destacou a sua intenção de reatar os laços com Portugal, onde foi recebido por autoridades e percebeu a importância que os portugueses dão para a história que une os dois países. “Enquanto isso nosso país deixa passar em branco a data que deveria ser a mais importante para a alma do brasileiro”.

Abade destacou as qualidades do povo português, “um povo pacífico e romântico” e a cultura herdada pelos brasileiros, através da língua, da comida e da cultura. “Estamos assinando esse acordo em sinal de respeito a essa reaproximação com Portugal. Quem não tem história, não tem identidade”, salientou, apostando no futuro do Brasil. “Não tenho dúvidas de que seremos uma das primeiras economias do mundo”, salientou.

0 comentários:

Postar um comentário