sábado, 5 de maio de 2012

Jovens indígenas se reúnem em Porto Seguro de 5 a 8 de maio

Créditos: Tudo Na Bahia



Artistas, educadores populares, profissionais de saúde, lideranças comunitárias, representantes interculturais e a juventude brasileira se preparam para o IX Encontro de Tribos Jovens que será realizado entre os dias 05, 06, 07 e 08 de maio na cidade de Porto Seguro.

O evento, idealizado pelo Instituto Tribos Jovens –ITJ- tem caráter educativo, cultural e de entretenimento, pois, reúne várias etnias, classes sociais, culturas, credos e religiões, com o objetivo de estabelecer entre os diversos grupos sociais, uma convivência intercultural cidadã, empreendedora, pacífica e solidária.

O ETJ é uma mobilização social destinada à juventude. Possibilita o encontro das tradições culturais milenares dos povos, que aqui estava há 500 anos, com as diversas “tribos” juvenis de cada estado brasileiro, considerando, durante todo o processo, a base fundamental das etnias (cultura indígena, afrodescendentes e luso europeias), afirmando-as e valorizando-as.
INTERCÂMBIO
Durante o encontro acontecem intercâmbios interculturais, espetáculos, manifestações culturais, saraus, partilhas e oficinas de música, artes cênicas, artesanato, dança teatro, artes plásticas, vídeo e fotografia. Todas as ações utilizam, como princípios motivadores de aprendizagem, os fundamentos da ancestralidade brasileira, lendas, mitos, enredos e ritos, transpostos por diferentes linguagens artístico-culturais.
Com o ETJ esperamos “fortalecer a nossa rede de estudantes, professores, acadêmicos, autoridades estatais e ativistas sociais para atuar como ponto difusor das experiências de etno-desenvolvimento e espaço de discussão de políticas públicas que promovam a diversidade cultural e a igualdade”.
TRADIÇÕES
O que se espera, contando com a parceria do UNICEF, é que a Rede Tribos Jovens de Intercâmbio Cultural, Cooperação e Igualdade irá se atualizar, com a força dos adolescentes indígenas do semi-árido e da Amazonas que estão chegando, criando um ambiente virtual no qual as diversas “tribos” jovens possam manter contato e trocar informações, conhecimentos, experiências, notícias e realizar eventos. Além de contribuir com processos de desenvolvimento e de afirmação cultural que envolvam adolescentes e tradições indígenas e tecnologias digitais.
Nesta edição do ETJ o último dia do evento está reservado para realização do Encontro da Rede de Adolescentes Indígenas, que visa fortalecer uma rede de cooperação, intercâmbio e comunicação entre adolescentes indígenas tendo como base o protagonismo juvenil e indígena. Primeiramente o ETJ trazia enquanto proposta iniciar o ano 2000 com um movimento positivo e transformador de apelo histórico e simbólico. As edições do evento já reuniram, aproximadamente, duas mil pessoas, 200 (duzentas) “tribos” e grupos sociais.
Este ano estarão presentes representantes indígenas das etnias: Pataxó (BA), Tupinambá (BA), Karirí –Xocó (AL), Guarani (ES, MT), Ikpeng, Txicão e Kuikuro (Xingú - XX); e representantes de escolas da região e das entidades: Instituto Fatumbi, Bumbá, Centro de Caboclo Sultão das Matas, Escola de Dança da FUNCEB, Netos de Gandhy, Escola Pracatum, CRIA, Cipó, Projeto Arco-Íris e outros.
CONVITE
Neste domingo, dia 06 de maio de 2012, o Instituto Tribos Jovens convida a população para participar do cortejo de rua que apresentará o Espetáculo “Mito da Criação Pataxó”. A Saída está marcada para as 17h e a concentração será no Centro de Cultura. O cortejo irá passar pela Praça do Dendê, Corredor Pacatá e Praça da Bíblia (Feirinha).

0 comentários:

Postar um comentário