quinta-feira, 17 de maio de 2012

Universidade do Sul da Bahia é aprovada na Comissão de Educação da Câmara Federal


PORTO SEGURO-EDUCAÇÃO

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, em Brasília, aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (16), a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) através do PL nº 2207/11, de autoria do Executivo. A medida fixa como sede da universidade o município de Itabuna, um dos polos regionais do sul baiano. A Ufesba terá o formato multicampi, com unidades também nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
As microrregiões de Ilhéus/Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro possuem uma população de quase quatro milhões de habitantes e abrangem um total de 75 municípios. Atualmente, as universidades públicas instaladas no Sul da Bahia oferecem apenas 4 mil vagas nos 33 cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)  e mais 460 vagas nas unidades da Uneb e do IFBA no Extremo Sul.
O projeto acadêmico da UFESBA prevê a formação  de mão de obra nas  categorias profissional e tecnológica que possibilitem a capacitação para projetos como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste e as unidades industriais atraídas por esses empreendimentos.
Relatora do projeto que cria a Ufesba, a  deputada federal Alice Portugal (PCdoB),considera que a instituição trará inúmeros benefícios para a região. “A implantação dessa universidade federal com campi em Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro significará a oportunidade de acesso ao ensino superior para milhares de pessoas, famílias com renda insuficiente para manter seus filhos em universidades públicas federais distantes ou para assumir compromissos com mensalidades em universidades privadas”, afirma. (Por Luiz Evandro)

0 comentários:

Postar um comentário