quarta-feira, 14 de março de 2012

Cais da Pitangueira não suporta a maré e cai novamente


POR:TUDO NA BAHIA
Não é a primeira nem a segunda vez que estamos chamando atenção do governo municipal para a questão do muro de contenção da Praça das Pitangueiras  onde as marés avançam e destroem todo calçadão mesmo com as obras de contenção recentemente construídas pela prefeitura.
De acordo com o empenho número 1226, processo número 2236, a prefeitura de Porto Seguro pagou R$ 240 mil Reais (e ainda resta uma fatura de R$ 120 mil reais) para a empreiteira Daniela Bezerra Pereira, a fim construir o cais de proteção que não suportou a primeira maré e olha que as água de março ainda nem bem chegaram com força total.


Invasão
Se nada for feito em muito pouco tempo Porto Seguro vai perder mais um dos seus cartões postais mais famosos: a praça mais antiga do Brasil. O que não dá para entender é o descaso com o qual a prefeitura vem tratando o assunto, já que a maré está destruindo todo o calçadão que foi construído com o dinheiro público.
O assunto já foi tema de debate no plenário da Câmara Legislativa por alguns vereadores, que cobram da gestão pública uma agilidade para que se possa salvar o calçadão como também a Praça das Pitangueiras.
Assoreamento
Procurado pela reportagem, o Superintendente da Secretaria de Obras, Luiz Fróis, argumentou que fortes marés dos dias 10 e 11 de fevereiro destruíram o muro de contenção. Segundo Fróis “o fenômeno tem se fortalecido devido o canal de navegação que está assoreado”
O canal que tinha aproximadamente dez metros de profundidade hoje não tem cinco e quando a maré está baixa fica em dois metros e como o local é de mar aberto a força da maré é muito violenta. Como engenheiro, Luiz Fróis analisou que fazer muro de contenção no local é inviável na situação que se encontra a maré.
Enrocamento
A prefeitura, através da secretaria de obras já está viabilizando uma obra emergencial a fim de evitar que o mar destrua a pista de rolamento da avenida do Descobrimento. Um enrocamento de pedras arrumadas será utilizado na construção de uma contenção ao longo da avenida para evitar que a força da maré destrua o passeio e comprometa a pista de rolamento que é a saída principal de Porto Seguro.

0 comentários:

Postar um comentário