quinta-feira, 8 de março de 2012

39 mil alunos da rede municipal de Porto Seguro voltam às aulas nesta segunda


PORTO SEGURO

FONTE: TUDO NA BAHIA

O ano letivo 2012 no município de Porto Seguro teve início nesta segunda-feira (05) nas 110 escolas que integram a rede municipal de ensino. Pelas informações da secretaria municipal de educação, o município inicia seus trabalhos cumprindo os 200 dias letivos essa é a meta traçada pela secretaria. 
Por necessidade a secretaria informa que já está tentando  ajustar as salas que ainda estão sem professores, são as salas que ficaram dependentes das matriculas, após o retornos das aulas a secretaria já está ciente que precisa funcionar três escolas em Trancoso, Paraguai e no Frei Calixto além do novo colégio Valdívio Costa.
Para preencher essas vagas a secretaria está realizando ainda esta semana um processo seletivo  já que não se pode contratar sem que seja feito esse processo, segundo a secretaria este assunto já estará sendo resolvido em poucos dias.
Dentro da normalidade a rede municipal de ensino para esse ano segundo informação da secretaria de educação a rede municipal de ensino está recebendo 39 mil alunos em 110 escolas.
O quadro de funcionários  é o mesmo do ano passado: são mil e vinte e três professores efetivos uma media de 500 professores contratados , o processo seletivo do ano passado  tem validade pra 2 anos por conta disso o quadro de professores aumenta pra atender a demanda de alunos que é muito grande.
A secretaria Dilza Reis informou que a preocupação da secretaria é dar continuidade na questão de preparo dos profissionais da educação para isso foi realizado do dia 13 a 17 de fevereiro a Jornada Pedagógica que foi aberta com uma palestra sobre a tecnologia nas escolas por estar implantando um recurso muito avançado que é a lousa digital nas dez escolas maiores do município.
Durante a jornada foi trabalhado todos os planejamentos e as metas e ações que será desenvolvido nesse ano, durante a semana pedagógica foi falando de temas diferentes mais voltado como trazer a família para dentro da escola.
A segurança nas escolas também foi citado pela secretaria que informou que para este ano foi tentado até implantar um sistema de tecnologia de segurança nas escolas mais por conta de custo muito alto isso não foi possível, foi tentado também uma parceria de segurança com as empresas de segurança mas por conta de informações ficou claro que nas escolas não se  pode ter seguranças com porte de arma, na verdade o segurança é esse que estar ai que já  atende, mais com curso de capacitação pra que ele consiga lidar com todos os aluno mas sem nenhum outro recurso.
Referente a falta de professores ocorrido no ano passado a secretaria afirmou que no quadro não houve falta de nenhum professor, o que ocorreu foi professores que faltaram por conta própria segundo Dilza em  2012 a secretaria vai estar atento pois faltar por estar doente é uma coisa mais faltar por conta de não planejar sua vida particular, é outra coisa.
A secretaria comentou também que a conversa com o sindicato dos professores estar indo muito bem afinada pois secretaria e sindicato estão trabalhando juntos desde agosto do ano passado na reformulação do estatuto do magistério do plano de cargo e salario,  ajustando e estudando o plano o que tem que reformular, até porque o plano é de 2001 muito defasado inclusive muitas medidas que foram tomadas erradas foi por conta do plano estar muito defasado, e agora em 2012 no mês de janeiro foi decidido acatar a determinação da lei 11,738 que é alei do piso nacional que é o salario de 1,405 reais.
Todos os municípios deverão pagar o piso.  Porto Seguro já aderiu e o prefeito já acatou essa medida e já mandou que a secretaria providenciasse para que dentro da lei pudesse pagar o piso. a lei também determina que os professores deverão receber uma reserva técnica que serão as aulas complementares. Segundo Dilza a secretaria de educação, junto ao sindicato, esteve nas ultimas reuniões decidido por encontrar os  meios para atender a reserva técnica e o piso e foi encontrado sim não na contratação de mais professores mas pagando como gratificação essas aulas complementares a todos os professores da educação infantil até o 5º ano.
“Lembra que nós temos um dialogo muito positivo APLB Salvador APLB Porto Seguro e mais executivo esse dialogo estar sendo mantido é dessa forma que nós estamos ajustando isso é bom para a secretaria bom pra o sindicato é bom pra família é bom para todos que estar envolvido o pensamento disso ai é valorizar o professor todas as reuniões que nós  tivemos com o sindicato foi em nome da valorização do educador e vai ser assim sempre essa é  a nossa meta não é porque eu sou professora e que eu estou aposentando que eu estou empenhada nisso não  é que eu quero sim deixar esse legado pra que o estatuto  esse instrumento fique mais forte e pra acontecer era preciso sentar e negociar há 13 anos que gestão nenhuma sentou com sindicato pra negociar o estatuto e eu mim propus a fazer isso estou fazendo vamos dar entrada até o dia 7 de abril e tornar o estatuto um instrumento muito forte na valorização do educador “.
“Quero fazer um apelo a todos as famílias as aulas já estão abertas com todos os professores esperando os seus filhos,  que nós temos 200 dias letivos que Deus dê muita saúde a todos os professores e alunos para que ninguém possa faltar”, finalizou Dilza

0 comentários:

Postar um comentário